PESQUISANDO

quarta-feira, 7 de julho de 2010

MEDITAÇÃO


É comum perceber a dificuldade das pessoas em vivenciarem a meditação. Alguns por falta de disciplina (o que de fato é necessário), mas uma boa parte devido os pré-conceitos. No ritmo de mentalidade produtiva que vivemos, o "não fazer" pode mesmo se tornar algo abstrato demais.
Na tentativa de reforçar a simplicidade da teoria e inspirar a prática, postarei alguns textos que irão preceder exercícios meditativos a serem postados posterior e gradativamente.

O que é meditação

A meditação é a percepção direta da mente. "E daí?" Você pode pensar. Percebemos a mente continuamente, certo? Na verdade, não. Na maior parte de nossa vida desperta, atentamos apenas para os pensamentos, as emoções e as sensações que preenchem nossa mente, um fluxo mutável de distrações-alegres e tristes, agradáveis e desagradáveis. Essa rápida torrente de pensamentos e impressões não é a mente, assim como a água de um copo não é o copo. Na meditação, nos distanciamos desse fluxo em vez de nos identificarmos com ele. Tornamo-nos observadores, e não participantes. E, com a prática, a torrente se transforma em gotejamento, que as vezes cessa por completo - mesmo que brevemente - permitindo-nos reconhecer que a mente ainda está lá, mesmo quando os pensamentos não estão. Em vez de distração, há consciência calma e clara, um sentimento de ser em vez de fazer, de tranquilidade em vez de confusão. Nada mais distante da verdade do que imaginar que meditar é entrar em transe. A meditação é um estado de alerta equilibrado, e não um estado de esquecimento sonolento. Conforme a mente se acalma, ela se liberta dos efeitos exaustivos de sua inquietude. A mente se concentra, e depois da meditação, permanece calma e tranquila. Todas as grandes tradições espirituais dão muita ênfase à meditação como um caminho para o crescimento pessoal. Recentemente a ciência vem reconhecendo seu valor como método de relaxamento e treinamento da mente. Para muitos orientais, meditar é normal desde a infância, e apesar de a prática ter sido negligenciada no ocidente por alguns séculos, as técnicas ensinadas no Oriente tem sido resgatadas de forma ativa e abrangente pelas tradições Ocidentais.

Fonte: Meditação semana a semana - David Fontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário