PESQUISANDO

sexta-feira, 9 de julho de 2010



Técnicas de respiração e meditação

Embora normalmente praticada por pessoas religiosas, a meditação pode ser um método eficaz para atenuar o estresse, independente de crenças individuais.

Busque estar num ambiente tranquilo e limpo. Sente-se de maneira confortável, permitindo que você consiga permanecer nessa posição cerca de dez minutos com o mínimo de movimentação e nenhuma interrupção. Mantenha os olhos abertos ou fechados, sendo notável que os olhos fechados facilitam a introspecção. A princípio reserve 10 minutos diários para a prática. Aumente o tempo gradativamente ao máximo de 30 minutos diários. Realize o exercício respiratório a seguir...

Se você prestar atenção, irá notar que na maior parte do tempo respiramos pelo tórax. Durante momentos de estresse, a respiração fica mais curta. Podemos relaxar e inspirar mais oxigênio, se respirarmos com o diafragma, músculo que fica abaixo das costelas e que divide o tórax do abdome. Quando respiramos assim, o tórax recebe mais sangue, o que é bom para outras funções cardíacas. Como outros músculos, o diafragma necessita de exercícios para se fortalecer. A Associação Americana de Estudantes de Medicina dá algumas sugestões de práticas de respiração pelo diafragma.

Posicione as mãos sobre o tórax e sobre o estômago.
Respire (inspire, "puxando" o ar) profunda e suavemente pelo nariz. Certifique-se de que a mão sobre seu estômago se eleva na respiração, mas a mão sobre o peito não.
Expire (solte o ar) lentamente e sinta os músculos abdominais se contrairem.
Repita esse procedimento seis vezes [fonte: AMSA (em inglês)].

Deixe agora a respiração natural, mas sempre suave e permaneça na posição. A princípio use um despertador. Mantenha a sua concentração na respiração, isso ocupa sua mente e afasta os pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário